Saúde e Bem-estar

Veja como se preparar para o parto da melhor forma possível

Atualizado em: 31/03/25 | Obstetrícia

Veja como se preparar para o parto da melhor forma possível

Se você está gestante, certamente já se perguntou como se preparar para o parto da melhor forma possível. Para começo de conversa, é preciso ter em mente que ninguém ensina a parir, visto que esse é um processo altamente instintivo. O que se recomenda é se fortalecer física e psicologicamente.

Neste artigo, convidamos o Dr. Pablo de Queiroz Santos, ginecologista e obstetra do Espaço Binah, clínica localizada em Florianópolis (SC), para falar mais a respeito. Continue a leitura e esclareça suas dúvidas!

Afinal, como se preparar para o parto?

preparo físico sempre é benéfico e certamente ajuda. No entanto, engana-se quem pensa que, se a gestante não faz nenhum esporte, não vai conseguir ter um parto natural.

“Na verdade, a alimentação saudável e a prática de atividade física tornam o pré-natal mais seguro, pois reduzem as chances de ter pressão alta, diabetes e/ou outros problemas. Além disso, o trabalho de parto, por si só, é uma atividade física muito intensa. Dessa forma, quem está bem fisicamente talvez passe por ele mais tranquilamente do que quem é sedentária. Assim, ainda que estar saudável não seja uma condição sine qua non para ter um parto natural, com certeza ajuda”, explica Dr. Pablo.

Aproveite e baixe, gratuitamente, nosso e-book: O guia da alimentação na gestação

No entanto, o que pouca gente imagina é que a preparação emocional talvez seja até mais importante do que a preparação física. “Isso porque, mulheres que estão se sentindo seguras tendem a ter uma liberação hormonal adequada e, consequentemente, um trabalho de parto mais fisiológico. Portanto, o empoderamento é um dos principais fatores a ser trabalhado no pré-natal, pois substitui o medo pela confiança de que, no momento do parto, vai dar tudo certo”, continua o especialista.

A maternidade e a equipe influenciam a experiência do parto?

Certamente. A escolha do local do parto e da equipe pode, sim, influenciar a experiência do nascimento.

Em relação à maternidade, é preciso reunir os recursos para o manejo de eventuais complicações, como UTI neonatal, centro cirúrgico 24 horas, entre outros. Ao mesmo tempo, é necessário que o local respeite sua individualidade, privacidade e escolhas. “As maternidades vêm, ao longo dos anos, tentando se adequar a esse modelo de assistência humanizada ao parto, mas ainda existe um longo caminho a ser percorrido”, ressalta Dr. Pablo.

Quanto à equipe, o fato de a mulher acreditar que está recebendo todo o suporte que precisa faz com que ela se sinta, naturalmente, mais segura. “Com isso, há uma boa liberação de hormônio e, por consequência, um trabalho de parto mais fisiológico”, explica o médico.

Qual é a importância da doula durante o parto?

Quando se trata de como se preparar para o parto, essa é uma questão fundamental. Afinal, a presença do acompanhante (companheiro, mãe ou outra pessoa próxima) é fundamental para a mulher não se sentir sozinha e desamparada nesse processo.

“Mas, mais do que isso, deve-se ter na equipe alguém que ofereça o chamado suporte emocional contínuo, que é a função primordial da doula. Isso porque, o apoio de uma profissional com experiência em trabalhos de parto aumenta o conforto e a segurança, fazendo toda a diferença”, assegura Dr. Pablo.

Saiba mais emPor que ter doulas durante o parto?

Como o Espaço Binah auxilia suas gestantes na preparação para o parto?

No Espaço Binah, estimulamos a adoção de práticas saudáveis ao longo do pré-natal, tanto relativas à alimentação quanto às atividades físicas. Além disso, buscamos mostrar à mulher que ela é capaz de parir — o que chamamos de empoderamento.

“Quando a mulher se sente pronta para o parto, é muito mais provável que ela realmente consiga tê-lo”, diz o especialista. “No entanto, deve-se ter em mente que não se ensina ninguém a parir. Trata-se de um processo completamente instintivo, mas que o nosso cérebro (racional), muitas vezes, bloqueia. Justamente por isso, o empoderamento ao longo do pré-natal é tão importante. Se a mulher acredita que vai conseguir, a parte racional não vai atrapalhar a parte instintiva”, continua.

Agora que você sabe como se preparar para o parto, acreditamos que a necessidade de contar com uma clínica adepta da assistência humanizada esteja clara. Se estiver na região de Florianópolis, SC, já sabe: procure a equipe do Espaço Binah!

Caso ainda haja alguma dúvida, entre em contato pelo site, telefone (48 3209-6658) ou WhatsApp (48 99110-6658). Se preferir, agende uma consulta e venha nos conhecer!

Ginecologista, obstetra e diretor técnico do Espaço Binah - CRM/SC 13.883 | RQE: 9909

VEJA TAMBÉM

Exercícios seguros para gestantes: guia de atividade física na gravidez

A atividade física na gravidez, como na vida geral, é uma das ações mais importantes para melhorar a saúde. Isso…
31 de março, 2025

Veja como se preparar para o parto da melhor forma possível

Se você está gestante, certamente já se perguntou como se preparar para o parto da melhor forma possível. Para começo de…
31 de março, 2025

Cirurgias ginecológicas: saiba quando é necessário

As cirurgias ginecológicas englobam procedimentos realizados para tratar diversas condições relacionadas aos órgãos do sistema reprodutor feminino, como ovários, trompas de Falópio, útero,…
8 de janeiro, 2025