Saúde e Bem-estar

Quando é recomendada a fisioterapia para gestantes?

Atualizado em: 11/06/24 | Assistência ao parto, Obstetrícia

Quando é recomendada a fisioterapia para gestantes?

fisioterapia para gestantes consiste em treinar o corpo para o trabalho de parto, por meio do fortalecimento dos músculos do períneo e assoalho pélvico. A especialidade também favorece uma boa recuperação e ajuda a prevenir a ocorrência de distúrbios como incontinência urinária, prolapso, diástase abdominal, entre outros.

Neste artigo, mostramos as vantagens da modalidade, quando ela é indicada e onde realizá-la em Florianópolis (SC). Continue a leitura e saiba mais a respeito!

Como funciona a fisioterapia para gestantes?

A fisioterapia obstétrica é a especialidade que cuida das funções cinéticas, prevenindo ou tratando distúrbios posturais e do movimento no pré-natal, parto e pós-parto. Para tanto, é necessário realizar exercícios que alongam e fortalecem a musculatura perineal e pélvica, cujas prescrições variam conforme o quadro individual.

Dessa maneira, a primeira consulta com o(a) fisioterapeuta obstetra é dedicada a conhecer a paciente e entender o que a levou a buscar sua ajuda. Além disso, o(a) especialista também avalia sua postura, a mobilidade do quadril e as condições do assoalho pélvico.

Para saber mais, leiaFisioterapia obstétrica

De posse dessas informações, é possível prevenir e/ou tratar disfunções recorrentes durante o ciclo gravídico-puerperal. Isso faz com que:

  • as dores e os incômodos característicos do período se tornem mais leves;
  • as mulheres se sintam empoderadas para sustentar seus desejos e preferências;
  • o bem-estar e a qualidade de vida, antes e depois do parto, sejam preservados.

Estudos a posteriori mostram que mulheres que realizaram sessões de fisioterapia obstétrica tiveram uma melhor saúde física e emocional, do início ao fim da gravidez. Não por acaso, cada vez mais os obstetras estão realizando o encaminhamento de suas pacientes para os especialistas na área.

Leia tambémO papel do médico obstetra durante a gestação

Quando a especialidade é recomendada?

A fisioterapia obstétrica é indicada para todas as gestantes que desejem lidar com as mudanças anatômicas e fisiológicas do período de maneira mais tranquila. Também é indicada para quem busca prevenir possíveis complicações causadas pela adaptação gestacional. Afinal, a gravidez afeta o sistema musculoesquelético, podendo provocar dores, tensões e desconfortos no dia a dia e/ou para dormir.

Outra indicação fundamental é para as gestantes que têm o desejo de ter parto natural. Isso porque, elas aprendem posturas que facilitam o “encaixe” do bebê e diversas medidas não-farmacológicas para aliviar as dores (movimentos na bola de pilates, técnicas de massagem etc).

A especialidade é indicada, também, para prevenir problemas de incontinência na gestação e após o parto. Na maioria das vezes, os conhecidos escapes (urinários e/ou fecais) ocorrem devido à falta de preparo da musculatura pélvica para suportar peso do bebê no útero.

Além disso, a fisioterapia para gestantes é recomendada como forma de prevenir a diástase no pós-parto. Como se sabe, a separação dos grandes músculos abdominais deixa a barriga saliente.

Por fim, a fisioterapia para gestantes é indicada para todas que desejem retornar às condições físicas pré-gravídicas o mais rápido possível. Vale destacar que, quando existe um preparo musculoesquelético adequado, independentemente do tipo de parto (natural ou cesárea), o corpo é capaz de voltar a ser semelhante à sua antiga forma.

Quais são os tipos de exercícios praticados?

A fisioterapia obstétrica consiste na realização de exercícios específicos para cada período da gestação. Entre eles, incluem-se exercícios de fortalecimento e relaxamento muscular, exercícios posturais e exercícios respiratórios.

Entre os benefícios da prática regular da fisioterapia pelas gestantes, além dos já citados, destacam-se:

  • alívio da dor lombar;
  • melhora da flexibilidade;
  • aumento da força;
  • redução do esforço cardiovascular;
  • manutenção do peso corporal adequado;
  • menor risco de diabetes gestacional;
  • diminuição dos inchaços;
  • redução da percepção de dor no parto;
  • alinhamento postural adequado para a amamentação.

Existem, ainda, benefícios para os bebês. Nesse caso, pode-se citar o aumento da tolerância ao estresse, o favorecimento da maturação neurocomportamental e, até mesmo, a redução da gordura no organismo.

Onde fazer fisioterapia obstétrica em Florianópolis?

No Espaço Binah, clínica interdisciplinar humanizada localizada em Florianópolis, é claro! Aqui, além das consultas ginecológicas e obstétricas, também realizamos atendimentos em nutrição funcional, enfermagem obstétrica e fisioterapia para gestantes. Tudo para promover o cuidado e a saúde integral das mulheres e seus bebês!

Ficou com alguma dúvida? Sinta-se à vontade para entrar em contato.

Se preferir, agende uma consulta e venha fazer uma avaliação. Nossa equipe está à sua disposição!

Ginecologista, obstetra e diretor técnico do Espaço Binah - CRM/SC 13.883 | RQE: 9909

VEJA TAMBÉM

Conheça o papel do sangue do cordão umbilical

Diversos estudos sugerem que o sangue do cordão umbilical (SCU) possui importantes funções protetivas para recém-nascidos (especialmente, prematuros), devido à presença de…
13 de outubro, 2024

Saiba tudo sobre a duração do trabalho de parto

A duração do trabalho de parto natural leva, em média, de 12 a 18 horas na primeira gestação. Já nas gestações subsequentes, o processo…
25 de setembro, 2024

O que é insuficiência cervical?

A insuficiência cervical (IC) é uma doença que provoca a dilatação precoce do colo do útero. Popularmente conhecida como “colo…
5 de setembro, 2024