Saúde e Bem-estar

DIU: um método contraceptivo eficaz e seguro

Atualizado em: 8/08/23 | Ginecologia

DIU: um método contraceptivo eficaz e seguro

Considerado um método contraceptivo eficaz e seguro, o dispositivo intrauterino (DIU) também se destaca pela facilidade no uso, longa duração, baixo custo e rápida reversibilidade. Com tantas vantagens, é fácil entender porque ele se tornou a opção não-cirúrgica de prevenção à gravidez mais utilizada no mundo.

Neste artigo, detalhamos suas principais vantagens e mostramos, caso haja indicação médica, onde fazer um implante de DIU em Florianópolis (SC). Confira!

O DIU é um método contraceptivo eficaz?

Sim! O DIU — um pequeno dispositivo em forma de “T”  — é um método anticoncepcional feminino considerado tão eficiente quanto a esterilização cirúrgica (laqueadura). Após implantá-lo, a prevenção à gravidez é superior a 99%.

Estudos mostram que seus índices de falha variam de 0,2% a 0,8%. A título de comparação, o índice médio de falha da laqueadura é de 0,5%.

Quais são os tipos de DIU?

Existem dois tipos de dispositivos intrauterinos, indicados conforme as necessidades e expectativas de cada mulher. São eles:

  • DIU não hormonal, de cobre e/ou de prata;
  • DIU hormonal, liberador de levonorgestrel (LNG), um tipo de progesterona.

O primeiro tem duração de até dez anos. O segundo, por sua vez, dura de três a cinco anos, conforme a dosagem hormonal empregada.

Para saber mais, confira: DIU: o que é, tipos, vantagens e cuidados

Vale destacar que, em ambos os tipos de dispositivos, a fertilidade volta ao nível pré-existente logo após a retirada. A retomada da capacidade reprodutiva ocorre de forma imediata, independentemente de quanto tempo o implante tenha ficado no organismo.

Como funciona seu mecanismo de ação?

O dispositivo intrauterino impede a fecundação, pois impossibilita que os espermatozoides alcancem os óvulos. Isso ocorre devido à sua estrutura, que desencadeia uma ação inflamatória (tóxica para os gametas), e devido à ação espermicida do metal ou ao efeito do levonorgestrel.

Para entender o mecanismo de ação, leia: Como funciona o DIU?

O DIU deve ser, preferencialmente, implantado durante a menstruação. Porém, nada impede de inseri-lo em outras fases do ciclo menstrual, bem como logo após o parto (natural ou cesárea) ou o aborto (espontâneo ou induzido).

Existe, ainda, a possibilidade de implantá-lo como contraceptivo de emergência. Nesse caso, o DIU deve ser inserido em até cinco dias após a relação sexual desprotegida. Dessa forma, torna-se um método contraceptivo eficaz.

Como é realizado o implante?

O implante de DIU é um procedimento ginecológico simples, rápido e costuma ser realizado no consultório médico, sendo colocado através do colo uterino. Para tanto, não há necessidade de anestesia e, quando preciso, o especialista indica um analgésico.

Mas, atenção: antes de inseri-lo, recomenda-se ficar, pelo menos, um mês sem praticar relações sexuais desprotegidas, ou seja, sem o uso de preservativos. Solicita-se, também, o rastreamento para infecções sexualmente transmissíveis (IST), como gonorreia e clamídia, pois se houver alguma doença em curso, é preciso tratá-la antes da implantação.

Podem ocorrer complicações após o implante?

O dispositivo intrauterino tem efeitos sistêmicos (que afetam todo o organismo) mínimos. Tanto o DIU hormonal como o não hormonal, por não conterem estrogênio, não aumentam o risco de desenvolver trombose venosa. Outro ponto importante é que eles não interferem na taxa de glicemia, nível de colesterol ou pressão arterial, sendo seguros para portadoras de diversas doenças.

Em relação às mudanças na menstruação, o DIU não hormonal pode deixar o sangramento mais intenso, bem como agravar as cólicas menstruais. Já o DIU hormonal, por outro lado, a torna mais leve ou mesmo inexistente, sendo indicado, inclusive, para o tratamento da endometriose.

Onde colocar o DIU em Florianópolis?

Espaço Binah, localizado em Florianópolis (SC), conta com especialistas na saúde da mulher com ampla experiência na realização deste e de outros procedimentos ginecológicos. Aqui, é possível se informar sobre as diferentes técnicas de anticoncepção e escolher a mais adequada — aquela que pode ser utilizada continuamente, com o mínimo de incômodos.

O DIU, como mostrado, é sem dúvida um método contraceptivo eficaz e seguro, que conquista cada vez mais a preferência das mulheres. Se você gostou das vantagens apresentadas e acredita que ele atenderia suas necessidades, conte conosco para fazer seu acompanhamento ginecológico e avaliar a viabilidade do implante.

Para isso, entre em contato e agende uma consulta, por telefone (48 3209-6658) ou WhatsApp (48 99110-6658). Estamos à disposição!

Ginecologista, obstetra e diretor técnico do Espaço Binah - CRM/SC 13.883 | RQE: 9909

VEJA TAMBÉM

Conheça o papel do sangue do cordão umbilical

Diversos estudos sugerem que o sangue do cordão umbilical (SCU) possui importantes funções protetivas para recém-nascidos (especialmente, prematuros), devido à presença de…
13 de outubro, 2024

Saiba tudo sobre a duração do trabalho de parto

A duração do trabalho de parto natural leva, em média, de 12 a 18 horas na primeira gestação. Já nas gestações subsequentes, o processo…
25 de setembro, 2024

O que é insuficiência cervical?

A insuficiência cervical (IC) é uma doença que provoca a dilatação precoce do colo do útero. Popularmente conhecida como “colo…
5 de setembro, 2024