Ginecologia
Um das especialidades médicas com que se costuma ter mais familiaridade é a ginecologia. Ainda assim, é comum que algumas pessoas acreditem que o ginecologista deve ser procurado apenas quando surgem sintomas de doenças ou quando se planeja uma gestação. Mas, na realidade, a atuação desse médico é muito mais complexa e abrangente.
Nesta página, pretendemos esclarecer algumas dúvidas sobre a importância desse especialista para aumentar a qualidade de vida e manter uma rotina preventiva contra as principais doenças que prejudicam a saúde feminina. A partir de agora, você poderá saber um pouco mais sobre a atuação do ginecologista em Florianópolis.
Qual é a área de atuação do ginecologista?
O médico que se especializa em ginecologia estuda a fundo tudo o que envolve a saúde feminina, especialmente com relação ao sistema reprodutor, mas não só. Isso quer dizer o ginecologista atua na promoção de saúde, com medidas preventivas, de diagnóstico e tratamento de doenças da mulher. É ele quem pode acompanhar o desenvolvimento desde a infância até a maturidade, e continuar com os cuidados femininos ainda após a menopausa.
Além disso, o ginecologista obstetra também é responsável pelo acompanhamento da gestação e a condução da assistência ao parto. Os cuidados de saúde neste período incluem a avaliação da saúde física e mental da grávida e a avaliação do desenvolvimento e saúde do bebê.
A gravidez é um ótimo momento para a promoção de saúde, tratamento de doenças concomitantes, assim como para a educação. Assim, o objetivo principal dos cuidados neste período é assegurar que mãe e bebê se mantenham saudáveis, promovendo uma experiência física e emocional otimizada.
O que o ginecologista pode tratar?
Felizmente, as mulheres já têm entendido que esse especialista pode acompanhar e apoiar diversas etapas da vida, em busca de equilíbrio e mais saúde. Entre todas as responsabilidades de um ginecologista, o tratamento de doenças é apenas mais uma. A seguir, descrevemos algumas das atribuições de um especialista em ginecologia:
- avaliação do desenvolvimento feminino na pré-adolescência e na adolescência. Nesta fase, é fundamental que haja consultas para avaliar o desenvolvimento da menina;
- orientações sobre sexualidade: instrui a mulher a respeito do início da vida sexual, os cuidados a se tomar para evitar consequências, como as ISTs (infecções sexualmente transmissíveis) e a gravidez na adolescência;
- direitos reprodutivos: orientar e apoiar a decisão de ter filhos ou não — e quando isso vai ocorrer. Avaliando as condições de saúde da mulher, o médico pode indicar o melhor método anticoncepcional;
- acompanhamento da gestação: atuar na preparação da saúde da mulher, antes de engravidar e acompanhar toda a rotina pré-natal até o parto, além de assistir a mãe no puerpério (fase pós-parto);
- acompanhamento na menopausa: identificar os sinais do climatério — período que antecede a menopausa e prestar auxílio para que a mulher possa atravessar essa fase de forma mais tranquila, adotando as melhores condutas para combater os sintomas da menopausa;
- exames preventivos: realizar check-ups periódicos, fundamentais para avaliar as condições de saúde da mulher. Esse cuidado traz a possibilidade de diagnóstico precoce de doenças, facilitando o tratamento e aumentando as chances de cura em muitas patologias;
- tratamento de doenças: além de orientar sobre a prevenção e avaliar periodicamente as condições de saúde da paciente, o ginecologista está habilitado para tratar desde ocorrências como endometriose e a síndrome dos ovários policísticos até infecções do trato genital inferior e todas as demais patologias relacionadas à saúde feminina.
Quando procurar um ginecologista em Florianópolis?
É importante ter em mente, com base em todas as atribuições que acabamos de mostrar, que é ideal que a consulta a um ginecologista faça parte dos cuidados de rotina de todas as mulheres, como forma de prevenir doenças ou, ao menos, diagnosticá-las precocemente.
No entanto, pode ocorrer de, entre uma visita e outra, apareçam sinais de alguma alteração na saúde feminina. Caso isso ocorra, não se deve esperar pela próxima consulta de rotina. Assim, é bom estar atenta a alguns desses sintomas:
- menstruação atrasada ou irregular;
- dor ou ardência ao urinar;
- dor durante as relações sexuais ou outras disfunções sexuais;
- dor e/ou secreção nas mamas;
- detecção de nódulos, alteração na pele das mamas e mamilos;
- alteração na pele das mamas e mamilos;
- corrimento (especialmente se tiver coloração amarelada, esverdeada ou mau cheiro);
- escapes — sangramentos fora do período menstrual;
- cólicas menstruais muito fortes.
Qual a importância das visitas regulares ao ginecologista em Florianópolis?
O funcionamento do organismo, em todos os seus sistemas, é regido pela atuação de hormônios e nutrientes que colocam todo o metabolismo em equilíbrio. Com o sistema reprodutor feminino, também funciona assim. Portanto, passar por uma avaliação periódica com um médico de confiança é fundamental para manter-se afastada de ocorrências que podem interferir na sua saúde e qualidade de vida.
Em geral, a consulta de rotina é simples e se baseia em uma conversa sobre dúvidas e sintomas da paciente e como tem passado desde a última visita, além da realização do exame clínico geral (ausculta cardíaca, pulmonar, avaliação do abdome, avaliação da tireoide, por exemplo) e do exame ginecológico propriamente dito, que inclui as mamas, vulva, vagina e órgãos internos.
Nessa consulta, também pode ser coletado o exame preventivo (antigo papanicolau) do colo do útero. O preventivo é um exame que pode identificar lesões pré cancerígenas e com isso, possibilitando tratá-las antes de uma complicação maior.
Se você está em busca de um ginecologista em Florianópolis, pode contar com o Espaço Binah. Estamos no MultiOpen, no Sul da Ilha e prontos para atendê-la. Entre em contato com a nossa equipe de atendimento para saber mais sobre a clínica e agendar a sua avaliação.