Assistência ao parto

Assistência ao parto

O que é?

A assistência humanizada ao parto e nascimento assume uma postura de respeito quanto aos desejos e necessidades da mãe e do bebê, considerando sempre a saúde e o bem-estar de ambos. Dessa maneira, tenta-se garantir que a mulher assuma o seu protagonismo, seguindo o fluxo natural do parto e realizando o mínimo de intervenções estritamente necessárias.

Vantagens

Os benefícios da assistência humanizada ao parto e nascimento contemplam tanto a mãe quanto o bebê. Para a mãe, há liberdade e autonomia no processo do parto, escolhendo a posição que lhe é mais favorável, além da possibilidade de usufruir de técnicas para o alívio da dor. Já para o bebê, há início precoce da amamentação, fortalecendo seu sistema imunológico e reduzindo o risco de infecção. Para ambos, há diminuição no nível de estresse e ansiedade e aumento do vínculo, devido ao contato pele a pele e à amamentação imediata.

Dessa forma, o Espaço Binah garantir uma experiência integral, na qual consideramos:

  •         A ligação entre mulher, família e equipe de assistência, caracterizada pela atenção e cuidados;
  •         A ciência e a tecnologia, fundamentadas na concepção da ética humanística;
  •         A informação, a tomada de decisões e a responsabilidade compartilhadas entre a mulher, a família e a equipe de saúde;
  •         A promoção da saúde e a prevenção de doenças, antecipando-se à intervenção curativa ou de resgate;
  •         O corpo feminino como um organismo complexo;
  •         A mulher como sujeito relacional;
  •         O conhecimento vivencial feminino como uma das fontes principais de uma visão ecológica da realidade;
  •         A manutenção e a adoção de procedimentos e rotinas que sejam baseados em evidências científicas, cujas descobertas tenham sido validadas com a participação real das mulheres — ente único a viver a plenitude do parto;

Esperamos, desta forma, contribuir concretamente para uma mudança de paradigma, encarando o parto e o nascimento como um momento privilegiado de fortalecimento (empowerment) da mulher que, segundo Robbie Davis Floyd, deverá ser cuidada, nutrida, amparada, mas principalmente respeitada e celebrada!

agendar

Ebook: Guia completo do parto humanizado

Para um parto ser considerado humanizado, ele deve ocorrer com total respeito à mulher e ao bebê, sem muitas intervenções, mas com toda a assistência possível. Para auxiliar na conscientização e no entendimento do assunto, criamos um “Guia completo do parto humanizado”. Baixe e entenda os principais tópicos que envolvem o método!

Quero baixar o ebook

Precisa de mais informações?

Entre em contato com a equipe do Espaço Binah.

Conheça o papel do sangue do cordão umbilical

Diversos estudos sugerem que o sangue do cordão umbilical (SCU) possui importantes funções protetivas para recém-nascidos (especialmente, prematuros), devido à presença de…
13 de outubro, 2024

Saiba tudo sobre a duração do trabalho de parto

A duração do trabalho de parto natural leva, em média, de 12 a 18 horas na primeira gestação. Já nas gestações subsequentes, o processo…
25 de setembro, 2024

O que é insuficiência cervical?

A insuficiência cervical (IC) é uma doença que provoca a dilatação precoce do colo do útero. Popularmente conhecida como “colo…
5 de setembro, 2024