Você já ouviu falar em especialistas em gestante? Trata-se de um time composto por profissionais dedicados a prover o melhor cuidado para a mulher e o bebê. Assim, além do obstetra, há outros experts envolvidos no pré-natal e na assistência ao parto e nascimento.
No Espaço Binah, clínica de ginecologia e obstetrícia, localizada em Florianópolis (SC), somos adeptos e entusiastas dos cuidados integrais e, portanto, interdisciplinares. Neste artigo, mostramos quais são os especialistas em gestante mais procurados e como eles ajudam as futuras mães a se prepararem para a maternidade. Confira!
Quais são os profissionais da saúde especialistas em gestante?
Há diversos profissionais da área da saúde especialistas em gestante, os quais se dedicam a acompanhar a mulher nesse período de intensas transformações físicas e emocionais. Normalmente, quem indica a lista de consultas extras a serem agendadas é o ginecologista obstetra, baseado nas condições clínicas individuais. Outras vezes, é a própria mulher que sente a necessidade de ouvir outros experts.
A seguir, mostramos quais são os especialistas em gestante mais requisitados. Veja, também, qual é o seu papel nesse momento tão importante.
1. Ginecologista obstetra
O ginecologista obstetra é o médico responsável pelo acompanhamento pré-natal, pela assistência ao parto e pelo cuidado pós-parto. Ele deve ser procurado quando se decide engravidar ou, caso a gravidez não tenha sido planejada, assim que descobri-la.
Na prática, o obstetra monitora a saúde da gestante e o desenvolvimento do bebê, orientando quanto à adoção de hábitos saudáveis e, por vezes, à necessidade de realizar algum tratamento. Além disso, prepara a mulher para o momento do parto, bem como orienta sobre a importância do aleitamento.
2. Enfermeira obstetra
A enfermeira obstetra é outra profissional fundamental no acompanhamento pré-natal e no parto, contribuindo para a redução de intervenções e para o aumento da humanização. Ela também atua no pós-parto, ao promover o cuidado integral do recém-nascido e da mãe, e no período pós-natal (primeiros 45 dias), zelando pela saúde e bem-estar de ambos.
3. Nutricionista
Receber orientação nutricional adequada na gestação evita acreditar em besteiras do tipo “tenho que comer por dois”. A nutricionista tem o papel de avaliar a alimentação da mulher, detectar deficiências e sugerir melhorias, visando um bom aporte nutricional e ganho de peso adequados.
Também cabe a ela indicar as suplementações, quando necessárias. Além disso, ainda ajuda a lidar com desconfortos, como os conhecidos enjoos.
Aproveite para baixar nosso e-book gratuito: O guia da alimentação na gestação
4. Fisioterapeuta pélvico
O alongamento e o fortalecimento pélvico são fundamentais para minimizar desconfortos na gestação, preparar o corpo para o parto e prevenir problemas no pós-parto (como a incontinência urinária). Para tanto, o(a) fisioterapeuta pélvico ensina exercícios e posturas que tornam a gravidez mais confortável e favorecem a recuperação da mulher.
5. Psicólogo
A terapia ajuda a encarar as mudanças trazidas pela gravidez da melhor forma possível. Na prática, às visitas ao psicólogo servem para expor suas expectativas e angústias sobre:
- a maternidade e a criação do vínculo com uma nova vida;
- o relacionamento com o parceiro antes e após o parto;
- eventuais traumas deixados por experiências passadas (como um episódio de abortamento espontâneo, ou alguma violência, por exemplo), entre outras questões.
6. Dermatologista
A pele pode ficar com marcas da gestação para o resto da vida. É o caso, por exemplo, dos melasmas (manchas escurecidas) no rosto e das estrias na barriga, seios e quadril. Para prevenir sua ocorrência ou, pelo menos, aliviar os sinais, vale a pena seguir as orientações do dermatologista.
7. Massoterapeuta
Algumas sessões com um massoterapeuta especialista em gestante podem ajudar a aliviar a circulação nas pernas, principalmente, no terceiro trimestre. Dessa maneira, trata-se de um profissional importante para promover o alívio dos sintomas em grávidas que retêm muito líquido.
8. Doula
A doula é a especialista em gestante responsável por prepará-la para a hora do nascimento e o puerpério. Mais do que isso, trata-se da profissional de confiança da mulher, que a acompanha durante o parto, visando seu conforto físico, segurança emocional e bem-estar.
9. Consultoras de amamentação
Conversar com consultoras de amamentação, ainda durante a gestação, pode prevenir problemas muito frequentes entre pais de primeira viagem, onde você poderá ter dicas valiosas sobre como melhorar seu sono durante a gestação e já ir tirando dúvidas sobre a amamentação. Essas profissionais chamam a atenção para os desafios dos primeiros meses da amamentação do bebê e ensinam diversas formas de contorná-los.
10. Osteopata
O especialista em osteopatia pode promover inúmeros benefícios para a saúde da gestante. Por exemplo: alívio da dor lombar e pélvica, do refluxo e da azia, bem como melhora hormonal e da circulação sanguínea. Tudo isso favorece e facilita o momento do parto e o pós-parto.
E a visita ao dentista?
Ir ao dentista é algo que se deve fazer, preferencialmente, antes de engravidar, pois a realização de tratamentos bucais e/ou dentários na gestação é muito limitada. O chamado pré-natal odontológico visa:
- reforçar os cuidados com a higiene bucal e remover placas bacterianas;
- identificar e tratar condições que possam se agravar na gestação (como a periodontite), levando a complicações;
- remover amálgamas (restaurações de metal antigas e escurecidas), dada à elevada presença de mercúrio, um metal pesado prejudicial à saúde mental do bebê;
Em que momento cada um desses profissionais deve ser procurado?
Como mostrado, além do obstetra, há muitos outros profissionais envolvidos nos cuidados com a futura mamãe e seu bebê. Sendo assim, as visitas aos especialistas em gestante podem começar tanto no início do pré-natal como antes de engravidar, ainda na fase do planejamento gestacional.
Em caso de dúvida, entre em contato para podermos ajudar. A equipe do Espaço Binah está à sua disposição!